Terça-Feira, 07 de Dezembro de 2021 - 18:04:25    Oferecimento Mato Grosso em Destaque
Facebook Mato Grosso em Destaque Instagram Mato Grosso em Destaque Canal no Youtube do Portal Mato Grosso em Destaque WhatsApp Mato Grosso em Destaque
Mato Grosso em Destaque


Data: 22/11/2021 - 09:06 - Por: Mato Grosso em Destaque

Plataforma digital para formação, criação e difusão das artes cênicas será lançada nesta terça-feira (23)

A 1º PISO funcionará como uma plataforma para realização de residências artísticas, consultorias, mentorias, cursos de curta duração e exibição de espetáculos


A plataforma 1º PISO, idealizada pelo In-Próprio Coletivo, será lançada na próxima terça-feira (23.11), às 19h, em uma live. A plataforma www.aprimeiropiso.com contempla a cadeia produtiva das artes cênicas em todas as etapas: da formação e criação, à conexão e difusão de artistas e trabalhos, independentemente de onde se localizam. O projeto foi selecionado no edital MT Criativo, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

O lançamento contará com a participação do ator e diretor Odilon Esteves e o tema “Territórios cênicos digitais: sobre atravessar fronteiras e criar comunidades”. Já é possível conhecer mais sobre a plataforma pelo perfil do Instagram @aprimeiropiso. Na rede social, uma minissérie de lives informativas é realizada diariamente até a data do lançamento.

O coletivo aposta na construção de um território virtual a partir da economia criativa e colaborativa. “Um único território que abriga várias frentes de trabalho para fazer as artes da cena acontecerem. A ideia é mediar uma rede de colaboradores capacitados para atender demandas específicas”, destaca a atriz e diretora de teatro Dani Leite.

Na prática, a 1º PISO funcionará como uma plataforma para realização de residências artísticas, consultorias, mentorias, cursos de curta duração e exibição de espetáculos para um público ávido por consumo e fruição de artes da cena. Oportunidades de formação e co-criação para artistas com trabalhos em diferentes fases de concepção.

“Chamamos a plataforma de 1º PISO como uma provocação ao encontro com nosso ‘chão’ de criação, esse lugar onde queremos pisar. É um espaço de incentivo à autoria artística”, complementa a atriz e iluminadora Karina Figueredo.

O projeto também publica um podcast quinzenalmente. O primeiro episódio de “O que POD o que teatro?”, com o tema “Criações em coletivo” e participação dos artistas conterrâneos Douglas Peron e Everton Britto, já está disponível no Spotify.

O catálogo virtual da 1º PISO deverá agregar múltiplas linguagens. Nele podem constar espetáculos de teatro, dança e circo, performances, desmontagens, documentários, shows, vídeos-dança, vídeos-arte e outras produções de curta, média e longa-metragem independente.

Agenda 2021

Em novembro e dezembro de 2021, a 1º PISO oferece uma programação gratuita com palestra, curso, bate-papo e exibição de espetáculo. A primeira temporada de apresentações fica por conta dos anfitriões do in-Próprio Coletivo, que exibem “Quando tudo era mar”.

Já a primeira residência artística da plataforma terá o tema “Honestidade Artística” e será realizada por Neto Machado e Jorge Alencar, da Dimenti Produções Culturais (BA). Após um primeiro período de inscrições gratuitas, essa será a primeira ação paga na plataforma.

Serviço

Plataforma 1º PISO

Acesso: www.aprimeiropiso.com

Lançamento: 23 de novembro de 2021, às 19h

Agenda 2021: 24 de novembro a 15 de dezembro. Inscrições gratuitas.

Residência artística: 01 a 03 + 06 e 07 de dezembro.

Inscrições:

23 a 26/11 - Gratuito

27 a 29/11 - R$ 50,00 (50% de desconto)

30/11 a 01/12 - R$ 100,00

Informações: Instagram @aprimeiropiso

Episódios do Podcast ‘O que POD o teatro?’ no Spotify aqui


Curta Nossa Página no Facebook:





Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Plataforma digital para formação, criação e difusão das artes cênicas será lançada nesta terça-feira (23)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.


COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA COM SEUS AMIGOS




Mato Grosso em Destaque | Portal de Notícias de Mato Grosso - Todos os direitos reservados.

Facebook Mato Grosso em Destaque    Instagram Mato Grosso em Destaque    Canal no Youtube do Portal Mato Grosso em Destaque    WhatsApp Mato Grosso em Destaque

E-Mail: reportagem@matogrossoemdestaque.com.br


Política de Privacidade | Termos de Uso