Terça-Feira, 07 de Dezembro de 2021 - 18:18:14    Oferecimento Mato Grosso em Destaque
Facebook Mato Grosso em Destaque Instagram Mato Grosso em Destaque Canal no Youtube do Portal Mato Grosso em Destaque WhatsApp Mato Grosso em Destaque
Mato Grosso em Destaque


Data: 22/11/2021 - 08:17 - Por: Mato Grosso em Destaque

Projeto de castração gratuita de cães e gatos chega ao Residencial São Carlos

A estimativa é que mais cinquenta animais passem pelo procedimento cirúrgico em duas semanas


Começa na próxima terça-feira (23) mais uma fase do projeto de castração gratuita de  cães e gatos executado pela  Diretoria de Bem Estar Animal ligada à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Mais cinquenta (50) cães e gatos de tutores moradores do Residencial São Carlos passarão pelo procedimento cirúrgico nas próximas duas semanas. Os animais já foram devidamente  cadastrados.  O projeto que começou no dia 16 de outubro já castrou sessenta (60) animais do Residencial Nico Baracat (I, II e III).  

O projeto de castração gratuita para cães e gatos oferecidos aos moradores dos bairros residenciais carentes do município atua no controle populacional dessas espécies.  A atividade é realizada em parceria com a Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias (SARC), ligada à Secretaria de Governo. “Essa ação começou no dia 16 de outubro e nossa perspectiva é de realizar a castração de 50 animais por bairros indicados pela Secretaria de Relações Comunitárias”, disse a diretora de Bem Estar Animal.

A ação funciona da seguinte forma. Primeiramente os moradores do bairro recebem fichas cadastrais onde todas as informações do animal devem conter antes da cirurgia. Em seguida, aqueles que foram autorizados pelos tutores serão levados para a clínica ‘Bendita Pata’ conveniada com a Prefeitura. “No Residencial São Carlos, os animais já foram selecionados e a equipe começa a buscar na terça-feira”, informou a antropóloga da Gerência da Diretoria de Bem Estar Animal, Clauderize Karla de Oliveira Magalhães Carvalho.

O procedimento é o mesmo que qualquer outra cirurgia. “A equipe busca o animal num dia e após o período de observação, os animais são devolvidos aos seus respectivos tutores. Por isso a importância da autorização previa dos responsáveis pelos animais”, pontuou Clauderize.

O proprietário da Clínica Bendita Pata, Diego Colombari, conveniada com a Prefeitura de Cuiabá para onde são encaminhados os animais cadastrados por seus tutores, explica que o tempo de duração da cirurgia depende, por exemplo, para os gatos e cachorros (machos) a média é de 40 minutos. Já para as cadelas, a média é de até 1h30. “Os procedimentos são os mesmos, animal é igual ser humano. O que você sente, eles sentem também. Os cuidados devem ser os mesmos. Com as fêmeas, a recuperação é como uma cesária”, explicou.

Os próximos bairros previstos no planejamento até o final desse ano são Altos da Boa Vista e Morada do Ouro. Dados da Diretoria de Bem Estar Animal constam que 411 animais foram castrados até o mês de outubro.

“O nosso trabalho é realmente tirar os animais das ruas. Hoje, a estimativa é de 18 mil animais abandonados. Por isso a importância desse programa. Levar os serviços da Diretoria até a ponta, para aqueles que precisam da ajuda do poder público para realizar esse tipo de cirurgia”, finalizou. 


Curta Nossa Página no Facebook:





Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Projeto de castração gratuita de cães e gatos chega ao Residencial São Carlos

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.


COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA COM SEUS AMIGOS




Mato Grosso em Destaque | Portal de Notícias de Mato Grosso - Todos os direitos reservados.

Facebook Mato Grosso em Destaque    Instagram Mato Grosso em Destaque    Canal no Youtube do Portal Mato Grosso em Destaque    WhatsApp Mato Grosso em Destaque

E-Mail: reportagem@matogrossoemdestaque.com.br


Política de Privacidade | Termos de Uso